quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Sugestões para as Férias



O Groove foi de férias na rádio mas continua atento à boa música, recolhendo o que de melhor se faz ouvir neste Verão para, em Setembro, regressar aos seus programas com mais alma que nunca!

São muitos e variados os sons que me têm refrescado nestes dias de calor, como tal, partilho convosco  algumas sugestões de álbuns recentes e bem fresquinhos, ideais para vos acompanhar na praia, em casa ou no trabalho, enquanto o Groove não chega :)

Seguem elas e, não resisto em dizer, quentinhas e boas:

Jill Scott - "Woman"


É um dos álbuns mais aguardados do ano pelo que não poderia começar senão com ele. A grandiosa Jill Scott, finalmente, regressa aos discos, passados 4 anos desde o seu último trabalho, "The Light of The Sun".
"Woman" é o nome do seu novíssimo álbum, ainda está em escuta no Groove your Soul mas creio, contudo, ter compensado a espera! Na verdade é fácil contentarmo-nos com Jill Scott, o seu poderio é tanto e a sua voz é tão avassaladora que, embora não sendo um "Who Is Jill Scott?" (o seu brilhante primeiro álbum), preenche-nos perfeitamente a alma, conquistando-nos o coração.
Dezasseis temas e uma ou outra participação como BJ The Chicago Kid e 9th Wonder em "Beautiful Love", compõem um álbum onde o Neo Soul é rei e senhor. Durante toda uma hora podem encontrar um R&B sedutor, a garra do gospel, apontamentos de spoken word aqui e ali, e a alma gigante de Jill Scott, cuja voz arrebata tudo por onde passa.

Ideal para ouvir: a terminar um bom vinho depois do jantar, numa noite quente de Verão .




                                                                                        Miguel - "Wildheart"


Miguel, coração de leão, é que me apetece dizer depois de ouvir este seu tremendo terceiro disco - "Wildheart".
Este é, talvez, o álbum que mais me tem acompanhado nas últimas semanas e ao qual continuo completamente agarrada. Enquanto o artigo integral sobre este disco não sai, posso adiantar-vos, para já, que se trata de um trabalho extremamente bem conseguido desde a primeira até à última música!
Surgiu tímido este cantor no seu início de carreira, mas a verdade é que Miguel soube destacar-se e construir um cunho muito pessoal e sólido na sua música. R&B, guitarras rebeldes e algumas influências como as de Prince, continuam presentes na sua música, traduzindo-se num álbum de 16 temas perfeitamente encadeados de forma tóxica, sexual, corrosiva, carnal, erótica e saborosamente perigosa. Um romance arriscado que deve ser vivido sem moderação.

Ideal para ouvir: no carro, numa viagem sem destino ao pôr-do-sol.




Leon Bridges - "Coming Home"


Chegou há já algum tempo a casa, mas continua a saber incrivelmente bem ouvir este disco. "Coming Home" é o primeiro trabalho do texano Leon Bridges, que nos remete para um regresso às origens do soul, com a mesma doçura na voz com que em tempos cantava o seu apelidado pai - Sam Cooke.
Um disco actual mas que pretende reviver o passado. Um southern soul renovado que vem alegrar os nossos dias e perfumá-los com uma lufada de ar fresco.
Disco composto por 10 temas cheios de alma na voz intensa, ainda tenra, de Leon Bridges.

Ideal para ouvir: em qualquer regresso a casa.


                                                                          

                                                                                 The Internet - "Ego Death"


Confesso que fui positivamente surpreendida com este disco. Sabia da qualidade de The Internet, contudo, não fiquei tão rendida com os seus anteriores projectos como fiquei com este "Ego Death". Um trabalho cada vez mais consistente, encabeçado pela vocalista Syd Tha Kyd - produtora, cantora, DJ e detentora de uma voz irresistivelmente inebriante. 
O disco é bem smooth,  composto por 12 faixas que seguem a linha suave de soul/jazz/rnb a que The Internet nos tem habituado só que, ainda mais apurada. Participações são muitas e boas e todas a surfar na mesma onda - temos Janelle Monae, Vic Mensa, Kaytranada e Tyler, The Creator. Com este álbum não há desculpas para o calor!

Ideal para ouvir: a chillar sozinha na piscina ou com os amigos na praia.




Lianne La Havas - "Blood"


Foi uma das presenças este ano no EDP Cool Jazz e já conquistou um pequeno séquito de fieis seguidores que se apaixonaram por ela, pela sua música e pela sua voz. 
Lianna La Havas é londrina, tem um look cool, fresco e descontraído e uma beleza singular. Contudo, o seu maior encanto reside na sua impressionante voz, que consegue deambular tranquilamente entre diferentes estados de espírito - ora doce, ora feroz, ora triste, ora alegre e enamorado - soando todos eles transparentes aos nossos ouvidos.
O seu segundo álbum, "Blood", saiu alguns dias depois da sua passagem por Portugal, é romântico, feminino, meigo e atrevido, em partes, introspectivo, para ser descoberto sem pressas.

Ideal para ouvir: No sofá, com chá ou limonada, nos dias em que faz vento para ir para a praia.




                                                                  ASAP Rocky - "At Long Last ASAP"


Para os amantes do hip hop, aqui fica uma aposta - ASAP Rocky e o seu segundo disco, "At Long Last ASAP". À semelhança de outros da sua geração (falo de Kendrick Lamar, por exemplo), ASAP é uma jovem promessa apadrinhada por muitos que já reconheceram o seu valor. 
Mais diluído com outras sonoridades como o gospel e o rock, o hip hop deste segundo disco é mais 'contemporâneo', se assim se pode dizer. 
Um álbum denso, complexo, com dezoito temas e inúmeras colaborações, como é o caso de Joe Fox, M.I.A., Lil Wayne, Rod Stewart e Mos Def, entre outros, e as produções e também participações de Kanye West e Mark Ronson, uns padrinhos de luxo!
Tal como ASAP, o disco promete sem defraudar.

Ideal para ouvir: nos phones, no regresso à confusão da cidade. 



E vocês, já escolheram o vosso disco para as férias?

Sem comentários:

Enviar um comentário