domingo, 15 de dezembro de 2013

My Groovy Box!

Há bem pouco tempo um soul lover perguntou-me quais eram os sites/blogs de referência que eu seguia e porque não fazia um post sobre isso (?).

(Porque não? - perguntei-me eu imediatamente!)

Após alguns segundos de reflexão, o meu cérebro começou vertiginosamente a processar informação. Ocorreram-me dezenas de coisas, sites, blogs, pessoas sobre as quais poderia falar, pelo que assim que me sentei com um computador à frente, comecei a escrever!




Embora o escrever no blog (ou para o Palco Principal) e o programa de rádio me 'roubem' tempo, seja no seu planeamento seja na sua concepção, o que verdadeiramente ocupa grande parte do meu tempo livre chama-se: pesquisa.

Ao princípio, quando o Groove ainda não existia e queria apenas descobrir novos sons (ocasionalmente), fazia-o por curiosidade. O processo começou a repetir-se gradualmente e, quanto mais conhecia, mais queria conhecer. A sede era tanta que tornou-se uma rotina do meu dia como lavar os dentes. É raro, muito raro se não me virem no trabalho com 1 phone na orelha (Thank God que posso fazê-lo!!) e o Shazam tornou-se um dos meus melhores amigos. A música está comigo a toda a hora, em todo o lado. Está na minha casa, comigo no trabalho, levo-a para rua, no carro... enfim, é um amor que não me importo de cultivar diariamente e, quando assim não acontece, os meus dias tornam-se... estranhos.

Esta 'sede' é muito importante pois da necessidade de pesquisar, nasceu a necessidade de partilhar e de ambas nasceu o Groove your Soul. Actualmente, as duas andam de mãos dadas e sempre que descubro algo bom, que me faça sorrir, o meu primeiro instinto é partilhá-lo o mais depressa possível!

Posto isto, vou abrir-vos então a minha caixa de pandora.

  • Rádios


Acredito que alguns de vocês estivessem à espera que a Internet fosse o meu primeiro tópico e não a Rádio. Sim, de facto, a Internet é uma ferramenta poderosíssima nos dias que correm, da qual eu já não prescindo. Contudo, a Rádio continua a ser uma fonte preciosa que, inesperadamente, a qualquer hora do meu dia, me surpreende com algo novo que me apaixona ou algo antigo que estava esquecido. Daí eu e o Shazam (aplicação para smartphones que detecta e identifica as músicas e seus intérpretes) estarmos tão 'íntimos'.

No mundo radiofónico, como em todos os outros, também tenho as minhas preferências, sendo a maior de todas elas o programa "M" que passa na Antena 3, da autoria da Mónica Mendes.

Conheci o M há alguns anos, numa das minhas viagens ao Algarve de regresso a Lisboa e, ainda assim, penso que foi tarde! O M é, sem dúvida, a minha maior referência. Uma vez por semana encontro a música que tanto gosto, numa selecção cuidada e bem conduzida, que dá gosto ouvir! É perfeito também para descobrir novos nomes, novas vozes, novas canções. Conclusão: a seguir!

M - Podcasts

M - Facebook

Além da Antena 3 e, obviamente, da Rádio Autónoma, as minhas rádios de eleição são a Marginal, a Radar e a Oxigénio, em especial esta última, que tão bom soul e funk me tem dado a conhecer! Ainda me lembro de ir no carro, no regresso a casa ao final de mais um dia de trabalho, e a Isilda Sanches falar-me do Tim Maia, no Elementar (seu programa). Nessa mesma noite escrevi um post!

No que diz respeito a rádios internacionais, sigo a BBC. Ou melhor, sigo principalmente um dos seus locutores que, para mim, é um animal (no bom sentido da palavra) da música - Gilles Peterson. O Gilles é um DJ/coleccionador de música, de origem Francesa/Suiça a residir em Londres, a partir de onde emite semanalmente o seu programa na estação BBC Radio 6 Music. Neste programa (que tem a duração de 3 horas) podemos encontrar um bocadinho de tudo: soul, funk, hip hop, jazz, house, world music... bem, é uma autêntica mina de ouro a explorar!! :)

BBC Radio 6 Music - Gilles Peterson

Gilles Peterson Worldwide

Ainda no âmbito das rádios internacionais, de mencionar também a Red Bull Music Academy Radio, onde descubro de tempos a tempos selecções musicais e artistas maravilhosos!

Red Bull Music Academy Radio

  • Internet


Esta é, sem sombra de dúvida, a minha maior fonte de informação, por ser tão vasta e por me permitir efectuar uma pesquisa tão específica e concisa sempre que assim o entendo ou, simplesmente, 'vaguear' sem rumo ou destino, apenas na possibilidade de me deparar com boas descobertas.


Em bom português, sigo alguns sites/blogs os quais passo a citar:

Palco Principal - um vasto site onde podem encontrar notícias, críticas de álbuns, entrevistas e reportagens de concertos dos mais variados artistas/estilos. Aconselho vivamente a seguirem os artigos escritos por Lucélia Fernandes!! :)))

The Why Radio - projecto com origem no Porto, que tem como objectivo espalhar esta 'black music' que nós tanto amamos, mediante os seus magníficos podcasts, bem como, através das suas partilhas no facebook.

Ava Adore - Blog do meu amigo e colega da Rádio Autónoma, Tiago Soares. A música é variada e sempre boa. A Noite Passada é o seu programa a ouvir na Rádio Autónoma todas as quartas, das 23h à 00h. Tão imperdível como o Groove your Soul! ;)

Mesa de Mistura - O blog do jornalista Davide Pinheiro. Tem sido um prazer descobrir este blog! Gosto muito da escrita do Davide, dos seus artigos e do seu gosto musical. E é raro não ser ele a dar-me uma notícia em primeira mão! Uma fonte valiosa.   

Punch - magazine musical online, onde também podemos encontrar de tudo um pouco, com qualidade.

Blitz - um clássico!

Em bom inglês, here the following:

Okayplayer

Pitchfork

Allmusic

Discogs

Soulbounce

Stampthewax

Disconaivete

Revive

La Blogothèque

E pronto, assim de repente, os que me lembro são estes. Ocasionalmente, também gosto de me perder no youtube, seguindo ligações atrás de ligações, bem como, na Amazon, seguindo recomendações atrás de recomendações.

  • Livros


Ah pois é! Eles também existem e merecem ser referidos! São bonitos, preciosos e por ter em casa! Há cerca de 2 anos comprei numa feira do livro o seguinte exemplar:


Este calhamaço (um bom calhamaço, neste caso) foi editado pela Taschen em 3 línguas (português, italiano e espanhol) e apenas contém as capas e pequenas descrições de centenas de discos de soul e funk, desde Marvin Gaye, Stevie Wonder e James Brown a artistas que eu não faço a menor ideia quem são!
O livro está fantástico, para quem gosta de vinis é uma relíquia e o melhor foi descobrir que o seu autor é português! Joaquim Paulo, antigo director de rádio da RTP e o maior coleccionador de vinis de jazz e soul que eu tenho conhecimento em Portugal.
Truque: folhear uma das suas 432 páginas e partir à descoberta no youtube!


Bem, acho que agora sim, posso dar este post por terminado.

Todas estas 'ferramentas' são essenciais para estarmos ligados naquilo que verdadeiramente gostamos de ouvir, mas o mais importante é termos os 'ouvidos bem abertos', permanentemente! Oiçam música, muita música, a qualquer hora, rodeiem-se dela!!

Espero que tenham gostado e que vos seja útil!
Considerem a minha prenda de Natal antecipada! :)

Let's dig soul lovers!!


PS: Se quiserem partilhar também as vossas 'fontes' comigo, eu agradeço!

3 comentários:

  1. With regard to Funk and Soul covers, indeed compiled by Joaquin Paulo, but the lionshare of the vinyl sleeveswas submitted by Pedro Tenreiro (who is credited in the book). While Mr Paulo's collection of Jazz is probably in unrivaled in Portugal, i'm not so sure about his collection of soul. I have seen (and heard) some of Pedro Tenreiro's collection of rare funk and soul and I don't think there is anybody in Portugal who has a deeper knowledge or more impressive collection of rare soul than him. His party "Club de Funk" in Porto was monthly pelgrimage to me to hear the holy grails. Check for yourself the many suberb podcasts http://www.mixcloud.com/pedrotenreiro/ ! Kris

    ResponderEliminar
  2. Wow Kris... I had no idea about that... and I confess I've never heard about Pedro Tenreiro, whom for sure, from now on, I'll be following closely!!! :)
    Thank you so much (once again) for sharing all this precious knowledge you have with me/us!!
    Know I'll check Pedro's podcasts! I'm damn curious!
    Tks***

    ResponderEliminar
  3. Foi um ano bom Lu. De muito groove. Não páres.

    Beijo

    Tiago

    ResponderEliminar