terça-feira, 9 de abril de 2013

Prince



Um dos primeiros posts do Groove your Soul falava-nos de um regresso em grande, de um igualmente grande artista - Bobby Womack. 

De facto, é maravilhoso, para mim, escrever sobre artistas que marcaram a história da música e do soul, em particular. Artistas que fizeram músicas únicas, pioneiras e imortais, numa época em que nem sequer era nascida, mas que a sinto como se tivesse estado lá. Adoro este regresso ao passado, descobrir a origem destas músicas, perceber a sua essência, conhecer as suas histórias e inspirar-me com os seus cantores geniais, excêntricos, audazes, genuínos.
Tudo isto torna-se ainda mais maravilhoso quando, após ter esta percepção do seu passado, consigo vê-los, ouvi-los e senti-los, todavia, no meu presente. Seguir o percurso de uma vida dedicada à música, apreciá-la e constatar o que o talento permanece, ainda que, renovado, adaptado às novas realidades, às novas sonoridades, às novas pessoas.

Pois bem, isto para dizer-vos que: Prince está de volta!


Foi com este primeiro single que Prince nos anunciou o seu regresso, no final de 2012. Uma música que nos recorda o velho e bom Prince dos anos 80 (faz-me lembrar o seu tema de 1985 - “Raspberry Beret”), com a sonoridade característica da época aliada a um estranho toque de country conferido às suas guitarras. Considero um excelente regresso!

A juntar a “Rock & Roll Love Affair”, Prince disponibilizou-nos mais alguns temas, entre eles: “Screwdriver” e “Breakfast Can Wait”. “Screwdriver” não me conquistou tanto como o primeiro single, mas já  “Breakfast Can Wait” voltou a deixar-me água na boca com aquele sabor tão especial a "Prince". Uma música bem funky, sexy e com uma letra atrevida… The only thing I’ve been hopin’ for is before you go to work babe / We get it on /  I ain’t tryin’ to make you blush but I just wanted tell ya / I think you’re great / I know you’re late but I need another taste / breakfast can wait. – Gosto!

http://en.musicplayon.com/play?v=550742 

Todavia não se sabe se estes temas farão parte de um futuro álbum do cantor. Até lá, os mesmos encontram-se disponíveis no seu mais recente website - www.3rdEyeGirl.com, no qual é possível efectuar a compra online das músicas em formato mp3. Enquanto o seu novo álbum não chega, que tal recordarmos esta figura excêntrica e controversa que foi (e é) o bom velho Prince?

É certo que Prince têm-nos presenteado ao longo dos anos e de forma regular com vários trabalhos de qualidade. Contudo, a década de ouro de Prince é, sem dúvida, os anos 80, e é nela que eu me quero focar.
Aliás, a inspiração para este post surgiu há bem poucos instantes, após assistir a este videoclip no VH1… deu-se um flasback automático na minha cabeça e comecei a escrever.


Arrisco a dizer que “Purple Rain” é um dos maiores êxitos de sempre de Prince, se não o maior! Este tema é também título do álbum editado em 1984 e que constitui igualmente a Banda Sonora Original do filme com o mesmo nome.
Esta música é de uma grandiosidade tremenda! A sua estrutura instrumental é poderosíssima, desde os solos quase psicadélicos das guitarras, passando pelas batidas fortes da sua bateria e terminando nos potentes sintetizadores electrónicos. Desconcertante! Já para não falar na melancolia da sua letra e da forma extremamente sensual que Prince a interpreta. Mítica!

No mesmo álbum podemos encontrar outro dos seus grandes hits - "When Doves Cry" - uma música ainda mais "ácida" do que “Purple Rain”. Na mesma misturam-se o R&B, o rock e o pop, dando origem a um som arrojado e pouco convencional para a época, sendo que, foi exactamente essa mistura que tornou a sua música tão característica e aclamada por todos. Prince teve a capacidade e o talento de fundir sonoridades funk, com as guitarras do rock e as melodias pop, valendo-lhe todo o mérito.


Prince Rogers Nelson nasceu em 1958, em Minneapolis (E.U.A.). Filho de pai pianista e compositor e mãe cantora de jazz, parece-me natural que o seu talento seja hereditário. 

Os seus primeiros passos na música foram dados como membro da banda “94 East”, na qual ganhou reconhecimento como compositor e guitarrista. Em 1978 lança-se a solo com o seu debut álbum - “For You” - mas é no ano seguinte que atinge o seu primeiro grande sucesso ao lançar o álbum “Prince”, no qual está incluído o tema “I Wanna Be Your Lover”.


 

Em 1982 lança o álbum “1999”, considerado pela crítica como um dos seus melhores álbuns e também um dos mais influentes na sua música. Um bom antecessor do que seria o seu próximo trabalho,“Purple Rain”, onde mais uma vez o funk, o rock, o pop e também, a electrónica, misturam-se num cocktail explosivo! Do mesmo é retirado o single, “Little Red Corvette”, que o colocaria lado a lado no topo dos charts com Michael Jackson e a sua “Billie Jean”.



E agora digam-me, quem não conhece esta música??!!


Impossível não terem dançado “Kiss” em alguma festa, discoteca, baile ou afins! É um tema imprescindível em qualquer playlist de festas dos anos 80! Porquê? Porque o ritmo, a melodia e a sensualidade desta música torna-a, simplesmente, sensacional! Esta música faz parte do seu álbum “Parade” (1986) e o mesmo constitui novamente a Banda Sonora Original de mais um dos seus filmes – “Under The Cherry Moon”.

Por fim, embora já não façam parte da década de 80, não posso deixar de mencionar estes dois temas.

Do seu álbum de 1991 “Diomonds And Pearls”, é retirado o fantástico e perturbadoramente sedutor - “Cream”!

Funky, groovy, sexy… como eu gosto desta música!!




Para terminar, deixamos a luxúria de parte e entramos no mundo doce e romântico de Prince… Desta lembro-me eu perfeitamente! Por volta dos meus 11 anos, vibrava cada vez que o videoclip desta música passava na televisão!! 

Could you be, the most beautiful girl in the world? / (could you be?) / It’s plain to see / You're the reason that God made a girl… 



Prince é, efectivamente, um artista talentoso e único no seu género. Tive a sorte e o prazer de poder constatá-lo ao vivo, aquando do seu concerto no Super Bock Super Rock, em 2010. O seu tamanho em palco não corresponde ao seu tamanho real, pois Prince é gigante... Tornou-se dono e senhor do palco e da noite e, para silenciar-nos, bastou-lhe apenas as cordas da sua guitarra. Enfim, mais um concerto que tive o privilégio de assistir e que ficou guardado, juntos a tantos outros, no coração.

E com esta doce memória e a aguardar mais novidades do seu regresso, assim concluo mais um post!

Sejam originais, atrevidos, audazes! 

É esta a mensagem que a música de Prince me transmite! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário