segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Lizz Wright


Olá a todos.

Hoje deixem-se envolver… pois o que vos trago é tal qual como esta foto… é suave, belo, calmo e acolhedor.

Hoje esqueçam as chatices, façam PAUSE e tirem um momento para vocês… 

… cheguem a casa, apaguem as luzes e sintam a voz de Lizz Wright.


 

Esta Senhora, detentora desta voz aveludada, esteve recentemente em Portugal num concerto ao qual eu infelizmente não pude ir, por ter sido precisamente no mesmo dia de Erykah Badu… enfim, incompetências organizacionais à parte, quero muito dar-vos a conhecer a sua música.

Tal como demonstrei no inicio deste post, gosto de ouvir Lizz Wright quando me apetece estar em silêncio no meu canto, a pensar na vida ou simplesmente a não pensar. A sua voz e a sua música, de certa forma, acalma-me.

Lizz Wright tem 32 anos e é natural da Georgia (EUA), onde cresceu cantando Gospel numa Igreja na qual o seu pai era Pastor. Esta cantora e compositora move-se entre os estilos Jazz e R&B, com fortes influências de Soul, Gospel, Blues e por vezes Folk. Conta com 4 álbuns editados “Salt” (2003), “Dreaming Wide Awake” (2005), “The Orchard” (2008) e “Fellowship” (2010), sendo que o meu preferido é “The Orchard” e é dele que eu quero falar-vos.

  
“The Orchard” (O Pomar) como o nome indica, é um regresso às origens. Um álbum intimista e nostálgico, no qual a música foi criada de forma despretensiosa. Tudo começou com uma sessão fotográfica de Lizz na sua terra natal, com foco no pomar da capa, algo que lhe era bastante familiar desde a infância. A partir daí, a orgânica manteve-se a mesma, o objectivo era criar um álbum ligado à natureza e às suas raízes como tal, o mesmo foi gravado em diferentes partes do país nos estúdios de Tucson (Arizona), montanhas Catskill e Brooklyn (Nova York). A produção ficou a cargo de Craig Street, o mesmo produtor de artistas como Norah Jones e Cassandra Wilson.

O primeiro tema do álbum - “Coming Home” é uma música espiritual com a qual Lizz inicia o seu regresso ao passado. “…Coming home for tomorrow from my dreams of yesterday… / …I'm coming back to your orchard / Coming back to my home…”



De seguida encontramos “My Heart”, talvez o tema mais conhecido do álbum e que apresenta uma Lizz Wright mais sensual. Uma música mais ritmada, com uma pitada de sons latinos que foi conseguida através da guitarra espanhola que se faz ouvir.



Continuamos com sensualidade, desta vez ao ritmo do Blues com “I Idolize You”, uma excelente versão do original de Ike & Tina Turner. 




Depois da já apresentada “When I Fall”, chegamos a outro tema belíssimo, também com uma melodia Soul, uma música cantada num susurro… suave, suave… “Speak Your Heart”. 

 


Outra versão que também podemos encontrar no álbum é “Thank You” (original dos Led Zeppelin) e para terminar, o tema“It Makes No Difference” onde é o estilo Country que predomina.

O seu último trabalho “Fellowship” consiste igualmente num regresso às suas raízes, desta vez na música, com o estilo Gospel claramente presente. Lizz explica-nos o porquê...

“I went into this project thinking that it was a good time to sing the songs that I needed in my life and that I felt like my people needed. The gospel is always in my heart and veins, and the voices of my family singing those stories is always with me and at any time I can visit that place and come back with the riches quickly.”

Deixo-vos uma amostra, com esta bonita canção “God Specializes”.



E para terminar, para continuarmos a sonhar com esta voz que nos embala… aqui fica “Hit The Ground”

2 comentários:

  1. segui o teu conselho (com um grande delay sim, mas segui!lol)..silêncio absoluto e luz apagada aqui em casa..e soube tao bem ouvir..parece que faz mm esquecer tudo o resto, por breves momentos, aqueles em que estás a apreciar a musica...

    ResponderEliminar
  2. É um dos poderes e bênçãos que a música nos dá... podermos flutuar, desligar, sonhar... enjoy it! ;)

    ResponderEliminar