quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Etta James

           


Senhores e Senhoras, Etta James



My mother always told me, even if a song has been done a thousand times, you can still bring something of your own to it. I'd like to think I did that.
– Etta James

E de facto, Etta James fê-lo com esta extraordinária At Last, a música com a qual ficaria para sempre imortalizada. Ao contrário do que muitos pensam, esta canção não é um original de Etta James mas sim, um cover do tema original que foi escrito em 1941 para o musical Orchestra Wives. Etta viria a interpretar esta canção posteriormente, com alguns arranjos improvisados sobre a versão original fazendo com que, de todos os covers realizados deste tema, o dela fosse, sem dúvida, o mais aclamado de sempre.

 
Esta música dá nome também ao seu debut álbum At Last!, lançado em 1960 pela editora Argo Records, constituindo um dos meus discos de Soul e R&B preferidos.

At Last! foi, sem dúvida, o álbum que consagrou a carreira de Etta James e foi por muitos elogiado pelo facto de reunir um conjunto de músicas que são maravilhosamente interpretadas nos mais variados registos que vão do Soul ao Jazz, passando pelo Blues. 


Assim, ao percorrermos o seu álbum encontramos maioritariamente Soul e R&B, como é o caso dos temas My Dearest Darling, Trust in Me e All I Could Do Was Cry.




Mas também ouvimos um pouco de Jazz nos seus dois bonitos covers Stormy Weather e A Sunday Kind of Love.



I want a Sunday kind of love
A love to last past Saturday night
And I'd like to know it's more than love at first sight
And I want a Sunday kind of love

I want a love that's on the square
Can't seem to find somebody
Someone to care
And I'm on a lonely road that leads to nowhere
I need a Sunday kind of love…

O Blues também está presente no clássico de Willie Dixon – I Just Want to Make Love to You, no qual Etta faz uma interpretação intensa deste tema, carregada de uma sensualidade que lhe valeu a aposta desta famosa marca neste conhecidíssimo anúncio… E afinal, quem não se lembra da hora da Coca-Cola Light??



Posteriormente, numa versão remasterizada deste álbum, são incluídos também os duetos com o seu então parceiro Harvey Fuqua. De realçar Spoonful e If I Can Have You.

Em resumo, este álbum fala essencialmente de Amor. E é talvez a personalidade apaixonada de Etta que me cativou. A sua voz é forte, cheia de garra e transmite toda a sua paixão e também, mágoa.

Jamesetta Hawkins nasceu em Los Angeles em 1938 e iniciou-se na música desde criança, sendo considerada um prodígio Gospel quando tinha apenas 5 anos. Em adolescente formou o grupo The Peaches e mudou o seu nome artístico para Etta James, mas seria apenas na década de 60, após assinar com a editora Chess Records, que a cantora obteve os seus primeiros êxitos. Além do seu primeiro álbum At Last!, Etta James lançou mais 6 álbuns na década de 60, dos quais destaco os seguintes temas:

Something's Got a Hold on Me do seu álbum de 1963 Etta James Top Ten. Escolhi este tema pois certamente muitos identificarão os primeiros versos desta canção numa outra bem mais recente, de estilo House e muito conhecida dos nossos tempos. Para verem que parte da música que se faz hoje em dia continua a ser inspirada no passado.



I'd Rather Go Blind do seu álbum de 1968 Tell Mama. Este é outro clássico marcante na carreira da cantora e com o qual a mesma atingiu bastante sucesso. Uma música que transmite-nos a dor de um amor não correspondido. Etta mais uma vez, de alma e coração abertos...


 

Nos anos 70 Etta James decidiu aventurar-se noutros estilos como o Funk e o Rock, como pode ser constatado em alguns dos seus álbuns, nomeadamente Etta James Sings Funk (1970), Etta James (1973) ou Deep in the Night (1978). Embora não atingindo o mesmo sucesso e popularidade que alcançou com seus anteriores trabalhos, os seus álbuns lançados na década de 70 foram também bastante elogiados pela critica. 

Nos anos que se seguiram, Etta enfrentou problemas de alcoolismo e drogas, necessitando de um período de reabilitação que fez com que a cantora apenas regressasse aos discos no final da década de 80. Desde então, Etta editou novos trabalhos de forma continua até 2011, ano em que lançou o seu último álbum – The Dreamer, meses antes de falecer vítima de leucemia em Janeiro de 2012.

Para terminar, deixo-vos novamente com Etta James - uma Senhora que dedicou a sua vida à música, lançando mais de 30 álbuns, vencedora de 6 Grammys das inúmeras nomeações que teve para este e outros prémios, aclamada pela critica, por músicos e pelo público.
Foi grande Etta James, tão grande quanto a sua voz.



1 comentário:

  1. Já cá faltava um post da Etta, claro!:) realmente como disseste.."quem nao se lembra do anúncio da Coca Cola Light"???? Concordo contigo.Grande voz, Grande presença, Grande Etta James!

    ResponderEliminar